quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Juntando as turmas!!!!!!!!

Cada dia aumenta a demarcação de território e fica difícil imaginar duas professoras juntando turmas para dar aula. Meus alunos, minha sala, minha aula, minha hora, meu conhecimento...e dividir? O que é "meu"? E minha soberania como mestre? Repartir?É não é comum juntar turmas, principalmente agora que vivemos uma acirrada disputa de egos..cada um que mostrar que é mais competente, mais inteligente, mais forte, mais bonito e sei lá o quê..Por isso a delimitação de espaços de faz tão importante, é como que se dissesse: olha esse é o meu espaço e por isso aqui só eu canto de galo.Houve três aulas onde as duas turmas assistiram aula na mesma sala e houve trocas de conhecimentos e experiências e tudo ocorreu com muita amizade e respeito.

Um comentário:

Eliana Mara disse...

Ilma,


acho que você detectou bem o nosso desejo, meu e de América: de construir um espaço de integração, de
ousar fazer diferente. Mas isso tudo é a proposta da Oficina. E no próximo semestre queremos juntar todas as turmas. Planejar com mais antecedência esses encontros.
E vencer os limites desses territórios...
Estamos experimentando...
Eu gostei muito do encontros das duas turmas. Temos que repetir outras vezes!


Abracinhos felizes!