sábado, 29 de novembro de 2008

Inspiração


Cheguei a conclusão que todos os dias e todos os momentos estou inspirada para ler e escrever, e neste momento surge a pergunta: por que em alguns momentos quando preciso escrever algo as palavras desaparecem? Quando acho que vou escrever algo que as pessoas não vão gostar ou vão criticar, o meu cérebro em uma tentativa desesperada de me proteger, não permite que eu organize o pensamento em frases completas até forma um texto. Percebi que a "falta de inspiração" sempre surgia principalmente diante de temas polêmicos, contraditórios ou quando a minha opinião era muito diferente da grande maioria. Escrevi esse texto por que eu queria fazer um poema inspirado nessa rosa e aí surgiu a “falta de inspiração", percebi que ela também surge quando novamente o meu lado crítico entra em ação e fala: as pessoas não vão gostar deste texto, nesse momento novamente as idéia não se organizam de forma lógicas e as frases ficam soltas e sem sentido. Não fiz o texto que eu queria fazer, mas aprendi sempre estou inspirada e sempre que o meu cérebro entrar em ação tentando bloquear a minha escrita vou distraí-lo e vou escrever algo que ele ache que não seja perigoso, danoso ou inútil. Toda forma de bloqueio ou trauma, tem origem da tentativa da mente de nos proteger que situações que ela acredita que será prejudicial para nós, e sempre que a mente bloqueia alguma forma de expressão ela está tentando nos proteger de algum perigo seja ele real ou não.

Um comentário:

Eliana Mara disse...

Ilma, estou passando aqui para dar um feed back, apreciando os blogs e avaliando o que cada um fez.
Acho que tem uma coisa no teu blog que talvez eu não concorde mas como foi nossa primeira experiência, tenho que decidir se permitirei isso depois: a parte de propaganda. Acho que sendo um projeto pedagógico, em grupo, talvez não coubesse isso.
Mas o que acho que faltou foi você ter se dedicado mais com a escrita. Você lotou seu blog de recursos e links, mas escreveu tão pouco. E o objetivo era escrever e registrar acontecimentos da aula e propostas de atividades feitas em sala.
Acho que o caminho está aberto e espero que você aproveite este recurso.

Boas férias.

Abracinhos felizes!